A Atitude no ambiente profissional

Hoje vou falar sobre as nossas atitudes no ambiente de trabalho, o modo como nos comportamos em determinadas situações e qual a consequência da nossa postura frente aos colegas de trabalho e gestores.

O ambiente de trabalho oferece situações diversas, complexas, inusitadas, desafiadoras e cada pessoa reage de forma diferente frente a essas situações. Todas as nossas atitudes são observadas e avaliadas pelos nossos pares e líderes, porém a educação e o bom senso são atitudes sempre bem-vindas!

Uma competência muito valorizada é o relacionamento interpessoal, saber conviver e dialogar com colegas, fornecedores e clientes. Quando temos a habilidade de interagir bem, passamos uma imagem positiva, inspiramos outras pessoas e criamos oportunidades de crescimento profissional.

A comunicação é uma competência cada vez mais requisitada, o ideal é manter a comunicação de forma produtiva e objetiva no dia-a-dia, evitando conversas desnecessárias e inconvenientes ao ambiente de trabalho. O controle emocional é sem dúvida, uma competência que vários gestores buscam em suas equipes, principalmente em cenários instáveis. Saber controlar os impulsos e estar disposto a aprender novas atividades podem ter dois pontos de vistas: problemas ou oportunidades!

Você reparou que até agora eu não mencionei as competências técnicas? Pois é, além de saber fazer em sua área, o que vai determinar a sua permanência na empresa, é a sua atitude frente a todas essas situações, que exigirão de você, autoconhecimento, segurança profissional e resiliência. Saiba claramente qual a cultura da sua empresa, quais são as regras internas, esteja alinhado para conseguir se desenvolver e caminhar na mesma direção.

É urgente percebermos o efeito que as nossas atitudes causam nas pessoas, no ambiente de trabalho, e até mesmo na vida pessoal. Leve em consideração os feedbacks recebidos ao longo de sua carreira, seja de um superior, um subordinado ou de parentes e amigos. Procure analisar os feedbacks traçando um plano de ação! Boa sorte!

Faça seu Comentário

*Nossa equipe avaliará seu comentário e poderá retirá-lo do site sem nenhum aviso prévio