A expressão corporal no processo de entrevista

Você já ouviu a expressão: o corpo fala?

Hoje eu vou trazer algumas dicas para você que vai participar de uma vaga de emprego e precisa saber como se portar na entrevista. O seu corpo transmite muitas mensagens enquanto você fala. Por isso é importante você se preparar e transmitir a mensagem certa quando estiver frente a frente com um entrevistador. O entrevistador geralmente observa os seus gestos, a forma com que você senta, fala e reage as perguntas.

São informações que vão além do currículo e do conteúdo das respostas que você dá. Você quer alguns exemplos?

  1. O sorriso desde que não seja forçado, transmitirá segurança, abertura para fluir a comunicação na entrevista. Evite cara fechada!
  2. Mantenha o contato visual com o entrevistador concentrando na região entre os olhos e a boca. Se houver mais de um entrevistador na reunião, convém distribuir a eles quotas iguais de atenção; você será avaliado por todos.
  3. Sente-se adequadamente, evitando esparramar-se no assento ou encolher-se. Transmita confiança e assertividade, agindo naturalmente. Evite braços cruzados!
  4. Controle os sinais de ansiedade, algumas pessoas não sabem o que fazer com as mãos e tentam escondê-las. É melhor mantê-las abertas sobre a mesa indicando franqueza e transparência.
  5. Evite concordância exagerada, busque sinais discretos e ocasionais de concordância enquanto o entrevistador falar.

Peça para alguém de sua confiança analisar como você geralmente se comporta numa conversa e prepare-se para a entrevista evitando vícios de linguagem.

Confira Nosso Vídeo

Faça seu Comentário

*Nossa equipe avaliará seu comentário e poderá retirá-lo do site sem nenhum aviso prévio