As variáveis de um processo de negociação - Tempo

Como utilizar de forma mais eficaz o tempo a seu favor na negociação para atingir os resultados esperados?

O tempo é importantíssimo para o sucesso em um processo de negociação e para isso passamos algumas dicas úteis para que você possa desenvolver no seu dia a dia em negociações pessoais e corporativas.

  • Em quase todas as negociações, as concessões e os acordos são feitos ao final do prazo, ou depois que ele se esgota, portanto ao se aproximar do prazo limite, a tensão aumenta e tende-se a fazer mais concessões, use isso a seu favor tentando tirar o máximo do oponente caso perceba que ele está com o prazo esgotado.
  • Desviar as atenções no início das negociações, demonstrando hospitalidade e cortesia, pode ser importante para ganhar tempo, caso perceba limite de prazo da outra parte.
  • Demonstrar impaciência significa entregar um grande trunfo ao oponente, deve-se demonstrar indiferença quanto ao prazo limite, para aumentar a pressão e o nível de tensão do outro lado.
  • Deve-se ser paciente nas negociações e não demonstrar o próprio prazo limite.
  • Normalmente os prazos são fixados por nós mesmos e não devem ser levados de maneira excessivamente rigorosa, precisa sempre haver um segundo plano, mas que não seja percebido pela outra parte.
  • Muitas vezes, quando se aproxima o prazo limite, ocorre uma troca de poder e pode surgir alguma solução criativa.
  • Com o passar do tempo, as pessoas podem não mudar, mas as circunstâncias mudam e deve-se se adaptar a novas realidades.
  • O que deve ser evitado para que tenhamos crédito com nossos oponentes:

- Chegar atrasado a um encontro pode demonstrar autoconfiança e hostilidade.
- Porém, chegar adiantado, pode demonstrar um sinal de ansiedade.
- Hoje a pontualidade (tempo) é um fator que determina além de sucesso e insucesso no processo da negociação, pode até influenciar num relacionamento, e ter bom relacionamento com que você negocia é fundamental.

Veja nosso vídeo e entenda mais sobre a importância do fator TEMPO na negociação!

Confira Nosso Vídeo

Faça seu Comentário

*Nossa equipe avaliará seu comentário e poderá retirá-lo do site sem nenhum aviso prévio