Como montar um currículo profissional estratégico?

Você está satisfeito com o seu currículo?
Sabe como organizar as informações de forma estratégica?

Muitas pessoas já montaram inúmeros modelos de currículos ao longo de sua carreira, mas sempre surgem dúvidas sobre como dispor as informações de forma a atrair a atenção de um recrutador. Essa dúvida, vem seguida de uma velha questão: Será que estou conseguindo passar a minha imagem (perfil) com profissionalismo?

Para cada perfil de vaga, você deverá adequar o modelo de seu currículo de acordo com os pré-requisitos da vaga a concorrer. Para todos os modelos de currículos, é imprescindível destacar as suas habilidades e competências, causando uma boa primeira impressão junto ao recrutador.

Componha as informações de forma clara e objetiva, o layout deve ser básico, não é necessário ter folha especial, cores de fundo ou imagens. Você pode montar o seu currículo no Word e usar fontes como a Arial ou Times no tamanho 12. Ao mencionar os dados pessoais, destaque o seu nome no cabeçalho do currículo.

É importante você citar sua data de nascimento, estado civil, informe também seu endereço residencial, bairro, cidade. No endereço de e-mail, observe se ele tem apelidos ou nomes no diminutivo, se esse for o seu caso, o ideal é criar um novo e-mail para passar uma imagem mais profissional. Esse tipo de informação é importante para o recrutador.

Faça um mapeamento das áreas que você domina e tem interesse em atuar, depois verifique possíveis erros de português, questões como essas geralmente fazem com que o recrutador elimine o candidato na primeira triagem. Mantenha atualizada as suas redes sociais, principalmente aquelas que são voltadas para o ambiente corporativo. Hoje a principal fonte de contratação das empresas é a internet.

Segundo pesquisa feita pelo Linkedin, 96% dos recrutadores usam as redes sociais para encontrar candidatos e 88% desses recrutadores afirmaram ter contratado alguém através dessa rede social. A estratégia está em saber dispor as suas experiências, de forma clara e objetiva, personalizando o seu currículo de acordo com a vaga que estiver disputando. Fique atento aos pré-requisitos, destacando suas experiências de acordo com o perfil da vaga, isso vai aumentar as suas chances de ser chamado para uma entrevista. Boa sorte!

Confira Nosso Vídeo

Faça seu Comentário

*Nossa equipe avaliará seu comentário e poderá retirá-lo do site sem nenhum aviso prévio