eSocial - Vantagens para o empregador

As organizações deverão integrar uma imensa quantidade de dados e informações no ambiente do eSocial, e neste cenário, é importante adotar soluções tecnológicas capazes de facilitar o processo correto desta nova obrigação, que envolvem vários departamentos dentro da empresa, e não somente a área de Recursos Humanos. Mas toda essa integração digital de dados com o governo trará às organizações, independentemente de seu porte, algumas vantagens, como abaixo:

  • Organização da documentação dos empregados;
  • Redução de papéis e arquivos na empresa;
  • Garantia das informações contemporâneas para ações trabalhistas e aposentadorias;
  • Redução do impacto das fiscalizações do trabalho e Receita Federal através do acompanhamento mensal e virtual.
  • Concorrentes nas mesmas condições para o cumprimento da legislação e encargos trabalhistas (Dumping Social);
  • O trabalho do Departamento de Pessoal / Recursos Humanos fica diluído durante o ano, sem a sobrecarga das obrigações anuais (RAIS e DIRF) e dos fechamentos mensais até o dia 7 (SEFIP e CAGED).

Após a integração de todos os dados, será possível perceber uma forte desburocratização dos processos — um dos mais importantes benefícios do eSocial para empresas, visto que a substituição da imensa variedade de documentos exigidos pelos órgãos públicos facilitará a rotina diária.

Além disso, o eSocial poderá se tornar um excelente recurso para a otimização da gestão do RH nas organizações, fundamentando a tomada de decisões estratégicas através de uma visão mais abrangente da empresa gerada pela comparação de dados relevantes e criação de novos indicadores no sistema corporativo. As empresas ainda poderão contar com um back-up de seus registros, eliminando a necessidade de arquivos em papel — que, segundo as leis atuais, alguns deles devem ser armazenados por trinta anos, e reduzindo, assim, as despesas com armazenamento e manutenção de documentos físicos de ordem trabalhista.

O eSocial também colaborará para uma maior transparência e segurança jurídica, evitando a criação de passivos fiscais e trabalhistas desnecessários. Isso traz consequências positivas à imagem e à reputação da empresa, já que, ao aderir ao sistema, ela demonstrará maior transparência, ética e credibilidade perante seus empregados, clientes, fornecedores, instituições financeiras e governamentais, estabelecendo assim um diferencial competitivo importante.

Confira Nosso Vídeo

Faça seu Comentário

*Nossa equipe avaliará seu comentário e poderá retirá-lo do site sem nenhum aviso prévio