Liderar x Chefiar

As mudanças de comportamento das lideranças ocorrem de forma cíclica e constante, pois a mudança de gerações, comportamentos e novas técnicas de administração e evolução tecnológica faz obrigatoriamente com que isso aconteça.

Os perfis, valores, posturas, exigências e tudo mais mudaram e com isso a necessidade de fazer melhor é premente. Se antes o problema da falta de bons líderes era algo significativo, imagine agora onde as pessoas querem ser felizes no trabalho, ter oportunidades de contribuir com algo a mais, e fazer parte dos resultados maiores como valor de realização pessoal, do mais alto grau? Elas não querem ser apenas empregados de uma tarefa só. E não aceitam ser comandadas por pessoas que elas não admiram. Isto é muito preocupante, pois os cenários atuais apontam que mais de 75% das pessoas não estão felizes com a chefia que têm.

Definamos então as diferenças mais comuns entre um Chefe e um Líder:

> O Chefe é aquele cuja autoridade está alicerçada em um cargo e não na pessoa, é aquele que divide para conquistar e manter seu espaço tendo uma postura autoritária e imposição de sua vontade, não ouvindo a equipe, tudo isso para manter seu poder e ser o único a ter o conhecimento (sua propriedade).

> Já o Líder desenvolve sua equipe, trabalha com a visão de coaching e faz dessa forma a verdadeira gestão do conhecimento compartilhando seus conhecimentos, desenvolvendo na equipe o sentido de atingir os propósitos, visão e missão da equipe e da empresa. Ele é alicerçado pela influência, transparência ética e comprometimento, tem seguidores.

> O Líder faz com que a equipe trabalhe com alta performance, aumente sua produtividade, aumente sua motivação, aflore novos talentos e potenciais, que muitas vezes por falta de oportunidade não aparecem, o que motiva com que os colaboradores tenham motivação de continuar na empresa e dessa forma diminui o turnover e mantem o conhecimento adquirido na empresa.

Resumindo o Líder trabalha com visão estratégica, planejamento, organização, capacidade de criar, aplicar e realizar referência dentro da empresa, tratar sua equipe com justiça e premia-la pela participação nos resultados alcançados, e trazer resultados para a empresa.

Fica então a pergunta. Podemos transformar um profissional com perfil autocrático em Líder?
Podemos mas dependemos também de algumas condições básicas:

  • Avaliar o perfil do profissional e se esse perfil é favorável a mudança, principalmente comportamental
  • Analisar com profundidade, e com o profissional, se ele está disposto a mudar
  • Fazer sessões de Coaching e acompanhamento da evolução dos mesmos através de técnicas de Feedback
  • Desenvolvimentos específicos para que auxilie na evolução comportamental e técnica do profissional

 Ficam então algumas dicas para que você avalie se possui mais características de um Chefe ou de um Líder:

  1. Tem o reconhecimento de sua equipe e seus pares?
  2. Consegue transmitir seu conhecimento a equipe?
  3. Consegue dar e receber Feedback de forma profissional, não levando os questionamentos para o lado pessoal?
  4. Conhece profundamente sua empresa e seus produtos / serviços?
  5. Está atualizado?
  6. Está preparado para sua próxima promoção e já preparou seu sucessor?

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