Motivação

Motivação e como motivar? Problema antigo e sempre em discussão porque pessoas e empresas sempre procuraram algo que as motivassem e as mantivessem. Diversos estudiosos propuseram teses e fizeram estudos aprofundados sobre o tema, a exemplo de Maslow, Alderfer, Herzberg, Mc Gregor, dentre outros.

Porém onde esbarram? No SER HUMANO, pois nossa complexidade de pensamentos e necessidades individuais e coletivas se diferem uns de outros.

Importante ressaltar também que a empresa por si somente não motiva a pessoa, pois a motivação é um impulso interno que nos leva a ação (motivo + ação). Então pergunte-se: Qual o motivo que me leva a agir?

O que sabemos é que a motivação é o resultado da interação entre o indivíduo e a situação. Certamente, indivíduos diferem em seus impulsos motivacionais básicos.

As empresas incessantemente buscam fórmulas para motivar seus colaboradores, porém na maioria das vezes sem olhar a essência do problema, conseguindo apenas efeitos rápidos, que se dissipam rapidamente no tempo.

Essa busca normalmente vem através da realização de treinamentos e vivências que tem efeito passageiro, e essas técnicas são habitualmente utilizadas para despertar a motivação, o que já é um fator importante, porém temos que aliar isso a um programa abrangente de retenção dessa motivação, pois a motivação está diretamente ligada a:

  • Desejos
  • Necessidades
  • Vontades

A maior parte dos trabalhos de Motivação “despertam”, mas não ensinam como alguém se mantem motivado, e não prepara as pessoas ao lado para apoiar. A motivação é uma das chaves para a compreensão do comportamento humano porque ela age sobre o pensamento, a atenção, a emoção e a ação, e envolve anseios, desejos, esforços, sonhos e esperanças. É algo que brota no coração e na mente das pessoas.

Dica: não somente despertar a motivação, mas mantê-la principalmente através de atitudes positivas!

Confira Nosso Vídeo

Faça seu Comentário

*Nossa equipe avaliará seu comentário e poderá retirá-lo do site sem nenhum aviso prévio