O que é Dumping Social?

Dumping social é uma prática muito comum de diversas empresas que procuram aumentar seus resultados e lucros deslocando-se de um local para outro onde os salários são mais baixos e/ou os direitos dos trabalhadores mais precários. Além de deixar de cumprir suas obrigações trabalhistas, na tentativa de diminuir seus custos operacionais, barateando assim seus produtos e serviços no mercado.

Desta forma, as empresas conseguem colocar os seus produtos no mercado, seja nacional e até internacional, com preços altamente competitivos.

Sendo assim, o dumping é uma prática desleal e proibida em termos comerciais no mercado internacional. As regras antidumping são medidas adotadas com o objetivo de evitar que as empresas nacionais sejam prejudicadas, em termos comerciais. Uma medida antidumping é, por exemplo, a aplicação de uma alíquota específica para importação.

Um dos objetivos do Governo Federal com a implementação do eSocial é colocar os concorrentes nas mesmas condições para o cumprimento da legislação e encargos trabalhistas (Dumping Social).

Confira Nosso Vídeo

Faça seu Comentário

*Nossa equipe avaliará seu comentário e poderá retirá-lo do site sem nenhum aviso prévio