Por que as empresas perdem seus melhores talentos?

Em todos esses anos atuando com gestão de pessoas, é muito comum ouvir de empregadores que perderam seus melhores colaboradores!

Eu sempre me pergunto.... Por que a motivação some repentinamente? Neste texto eu vou abordar 3 pontos que impactam na motivação das pessoas dentro das organizações.

1 -  Colaboradores felizes ajudam as empresas a prosperar. As pessoas se sentem felizes por fazerem parte de algo, sendo úteis e colaborando, contribuindo de forma proativa, sendo ouvidas, compartilhando conhecimento e principalmente entendendo claramente o que estão fazendo e para onde estão indo. A empresa precisa ter claro a sua missão e valores e o colaborador precisa identificar como ele pode contribuir para o seu crescimento e o crescimento da empresa.

2 – Saber qual o seu papel na empresa e onde você pode dar meu seu melhor. Muitas empresas não deixam claro as prioridades dentro dos setores, o que dificulta ou impede que o colaborador entregue os resultados esperados. Alinhar a estratégia e delegar atividades é essencial para que o colaborador se sinta engajado a atingir os objetivos e metas a ele direcionados.

3 – Promoções internas sem desenvolvimento de capital humano. É comum no ambiente corporativo acontecerem promoções de colaboradores sem o devido planejamento e avaliação. Promover o melhor vendedor da equipe para o cargo de gerente não garante que a promoção será um sucesso.

O trabalho em gestão de pessoas deve ter início com uma avaliação das competências técnicas e principalmente comportamentais desse colaborador que hoje performa muito bem como vendedor e através desses indicadores, analisar se ele possui as competências exigidas do cargo de gerente por exemplo.

Em alguns casos é possível capacitar esse colaborador e promovê-lo, em outros casos, o melhor para a empresa é buscar um profissional no mercado.

O candidato que busca crescimento profissional deve estar antenado com a estratégia da empresa e fazer constantemente uma auto avaliação para identificar quais competências deverão ser desenvolvidas para não ficar para trás quando surgir uma boa oportunidade interna.

Confira Nosso Vídeo

Faça seu Comentário

*Nossa equipe avaliará seu comentário e poderá retirá-lo do site sem nenhum aviso prévio