Primeiro emprego: Como montar um currículo adequado?

O que eu devo colocar no currículo uma vez que nunca trabalhei?

 Essa dúvida é muito comum nos jovens em busca de seu primeiro emprego. Quando chega a hora de procurar o primeiro emprego, muitas pessoas ficam inseguras pois não sabem o que escrever no seu currículo.

 No ambiente corporativo, o currículo é o cartão de visita do candidato, ele deve ser bem escrito para causar uma boa impressão ao recrutador. Selecionamos um passo-a-passo para te ajudar nesse momento tão crucial que é o início de sua trajetória profissional:

 No topo da folha (cabeçalho) destaque o seu nome completo. O primeiro passo é escrever os seus dados pessoais, data de nascimento, estado civil, endereço completo, números de telefone (celular e fixo com DDD), endereço de e-mail (se tiver apelidos ou nomes no diminutivo, procure criar um novo e-mail para mostrar mais profissionalismo), insira o link de suas redes sociais.

 Muitas pessoas me perguntam se devem ou não inserir sua foto no currículo. A foto no currículo não é necessária, insira apenas quando o entrevistador solicitar. E ao inserir a sua foto, procure usar uma foto de rosto ou meio corpo, de preferência com roupas em tons pastéis, para demonstrar seriedade e discrição. Evite estampas e cores chamativas.

 No segundo passo você deverá definir um objetivo, informe qual o cargo / área que deseja ocupar. O terceiro passo você vai inserir a sua escolaridade, descrevendo o nome completo da Escola, o semestre e o ano que está cursando ou o ano que concluiu. Se estiver cursando, um dado importante é o período que você frequenta a escola (manhã, tarde ou noturno). Informe os seus conhecimentos de informática, internet assim como o nível de cada um deles.

 O quarto passo você deverá informar o idioma, especifique qual o idioma e o nível (básico, intermediário, avançado ou fluente). Seja verdadeiro nas suas repostas pois o entrevistador pode testar o nível do seu idioma durante a entrevista. O quinto passo deverá conter a sua experiência profissional, ressalte sua participação em projetos educacionais, feiras de conhecimento etc. Caso não tenha participado de nenhum projeto, coloque: Em busca da primeira experiência profissional.

 Finalize com alguma informação adicional que seja relevante, se você tiver algum trabalho voluntário junto a escola ou comunidade, relate sua participação em seu currículo. Revise todo o texto do seu currículo, identificando possíveis erros de português. Depois de tudo pronto, procure uma pessoa de sua confiança, e faça uma apresentação oral, seguindo a ordem do seu currículo. Esse treino vai te ajudar a ter mais segurança no momento em que for chamado para uma entrevista.

 Lembre-se! Hoje o mercado exige pessoas que saibam pensar, fazer textos, e que tenham atitude!

Confira Nosso Vídeo

Faça seu Comentário

*Nossa equipe avaliará seu comentário e poderá retirá-lo do site sem nenhum aviso prévio